quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto de Saúde Bucal inicia no Município de Serra Branca em Santa Luzia e Sucuru


O Município de Serra Branca Inicia projeto de Saúde Bucal em Sucuru e Santa Luzia, em parceria com o Ministério da Saúde, Universidade Federal da Paraíba, Colgate e a Prefeitura Municipal de Serra Branca. As atividades foram realizadas nos dias 18 e 19 de agosto. Foram entregues os kits de higiene corporal e bucal nas escolas e realizado atividades de educação e saúde por os profissionais, Médico, odontólogo e equipe NASF CARIRI.
Os odontólogos Everton Ricardo e Madhiane Santos abordaram os cuidados com a saúde Bucal, onde indagaram a população: Como garantir uma saúde Bucal? E relataram alguns cuidados informando que uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes e eficazes que se pode adotar para manter os dentes e gengiva sem qualquer risco.
Dentes saudáveis não só contribuem para que se tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas.
Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
·         Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
·         Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
·         Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
·         Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
·         Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.
No caso como já existiram estudos em Santa Luzia, onde comprovou que a água é fluoretada essa indicação não foi perpassada para os usuários.

O médico Drº Erickson Werter, indagou alguns cuidados de Higiene Corporal e Pediculoses. A Apoiadora Joventina Silvestre realizou algumas orientações de aos familiares responsáveis e orientou sobre a importância da realização de uma alimentação saudável evitando os alimentos cariogênicos nos lanches escolares. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário