segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SOL CAUSA ENVELHECIMENTO PRECOCE DA PELE


A exposição excessiva e desprotegida aos raios solares não traz apenas riscos aumentados de câncer. O sol pode causar envelhecimento precoce da pele. Segundo artigo publicado no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a exposição solar traz alterações da pigmentação da pele, como manchas, pintas e sardas. A pele fica manchada, espessa e áspera.
 “Ao contrário do que muitos pensam, pele queimada não é sinal de saúde. O sol em excesso, ao longo dos anos, também pode causar queimaduras e envelhecimento precoce”, declara Carlos Eduardo Alves dos Santos, chefe da Seção de Dermatologia do Instituto Nacional de Câncer de Pele.
 A pele também envelhece ‘naturalmente’, num processo governado pelo relógio biológico, com mudanças genéticas, químicas e hormonais, mas o fotoenvelhecimento agride a pele mais intensamente. O envelhecimento natural (pela idade) “deixa a pele com textura lisa, homogênea e suave, com atrofia da epiderme e derme, menor número de manchas e discreta formação de rugas”. Já o fotoenvelhecimento deixa a superfície da cútis “áspera, nodular, espessada, com inúmeras manchas e rugas profundas bem demarcadas”.
  Proteja-se. Até mesmo por motivos estéticos. Afinal, quanto mais pudermos fazer para chegar à melhor idade com a pele bem conservada, melhor.

2 comentários:

  1. otimo!!! é importante ressaltar que sol é bom , mas em excesso é prejudicial.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Anômico, que te sensibilizou!!! Se proteja e divulgue esta ideia!!

    ResponderExcluir