sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Escolha dos óculos escuros deve priorizar a proteção


   Essenciais em qualquer estação do ano, os óculos escuros se tornam indispensáveis no verão. Considerados por algumas pessoas como um simples acessório da moda, os óculos de sol vão além. O objeto pode salvar a pele da região ocular em dias de sol escaldante. Assim como acontece com o restante do corpo, a radiação ultravioleta (UV) pode causar danos aos olhos.
   A incidência constante e direta dos raios aumenta as chances de pterígio, problema em que a membrana sobre a córnea cresce demasiadamente e pode obstruir ou distorcer a visão. Além disso, pode acelerar o aparecimetno da catarata e causar degeneração da mácula e até câncer de pele nas pálpebras. Mas é preciso estar atento na hora de fazer a escolha do acessório. Apesar da grande variedade de modelos, cores e tamanhos, alguns podem trazer também perigos por não contarem com o fator de proteção recomendado.
   A oftalmologista do Hospital Federal da Lagoa, ligado ao Ministério da Saúde, Roberli Bicharra, conta que usar óculos escuros sem proteção contra os raios ultravioletas é um risco para a saúde dos olhos. “Quando usamos óculos escuros a pupila dilata. Então, entra mais raio luminoso. Se o acessório não tem proteção contra os raios o efeito é o contrário. Ou seja, a pessoa está facilitando a entrada de mais raio solar sem proteção”.
   Vale ressaltar que os óculos de sol sem boa procedência não oferecem garantia e não passam por tratamento antirrisco, antirreflexo ou polarização. Na hora de escolher os óculos o consumidor deve saber a procedência e de preferência adquiri-lo em um local de sua confiança que sejam especializados.
   Dicas para proteger a visão das crianças – Por falta de informação ou por simples esquecimento, muitos pais não dão a devida importância à necessidade de proteger a visão dos bebês e crianças do sol. Outro fato muito comum e extremamente prejudicial á saúde ocular dos pequenos é a compra de óculos de plástico baratinho, que, além de não proteger contra os raios ultravioletas, ainda podem acabar prejudicando a visão e acarretando dor de cabeça e mal-estar. Algumas dicas para que as crianças aproveitem o verão e mantenham a saúde:
- Invista em óculos de sol com 100% de proteção UV;

- Os óculos de sol precisam se ajustar perfeitamente ao rosto da criança para que elas se se sintam confortáveis e não precisem;
- Se a criança pratica esportes ou costuma brincar de correr considere armações apropriadas, que são presas à nuca;
- Crianças que usam óculos de grau devem ter também a prescrição de um modelo similar de sol;
- Seja perseverante. Crianças podem apresentar resistência para aceitarem usar óculos de sol, mas o importante é insistir até que o hábito seja adquirido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário