terça-feira, 25 de outubro de 2011

Orientações sobre o modo de escovação correto

Como forma de continuidade das atividades alusivas ao Dia do Dentista, a Dra. Márcia Dantas esteve hoje em uma rádio do município esclarecendo dúvidas da população. Entre elas: o modo correto de escovar os dentes.
Abaixo temos ilustrações que exemplificam bem o procedimento:
Praticar uma boa Higiene Bucal é sinônimo de ter uma boca saudável, mais livre de cáries e outros probelmas peridodontais como gengivite, tártaro, etc. Além de, é claro, reduzir aquele odor fétido insuportável que ninguém aguenta: o mau hálito.

Com uma boa higiene bucal seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares, A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental e O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.

• Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
• Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
• Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
• Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
• Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água

Uma forma de se previnir a cárie:
• Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia (recomenda-se escovar os dentes após toda e qualquer refeição) e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
• Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios. Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido. Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental.
• Certifique-se de que a água que bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista pode prescrever suplementos de flúor diários.

TEM QUE ESCOVAR A LÍNGUA TAMBÉM, RETIRANDO AS PARTÍCULAS QUE CAEM SOBRE ELA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário