segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Educação sexual para crianças e adolescentes


Mais uma atividade realizada pelo NASF Cariri para crianças e adolescentes de Serra Branca. No dia 29 de setembro, a equipe foi ao PETI para discutir sexualidade com os alunos.

Falar sobre SEXO sempre foi considerado pelos pais um “bicho de sete cabeças”. Hoje em dia, as crianças, em sua maioria, já sabem que o bebê "sai da barriga da mãe". Esta é uma resposta mais simples, mas outras perguntas complementares ainda trazem dúvidas e ansiedade no momento de serem respondidas, principalmente quando questionam "como o bebê entrou na barriga da mãe?"

Além disso, comportamentos infantis que demonstram a sexualidade da criança são, muitas vezes, difíceis de serem trabalhados, tanto em casa como na escola. Brincadeiras de descoberta sexual, masturbação, atitudes que aparentam homossexualidade são alguns fatos comuns observados no cotidiano infantil e seguidamente são mal compreendidos ou mal conduzidos pelos adultos que lidam com as crianças. Portanto, faz-se necessário um maior entendimento teórico sobre sexualidade infantil, para que haja menos inadequações no manejo destes comportamentos.

Na maioria das cidades pequenas do Brasil, os índices de gravidez na adolescência, prostituição infantil, DST’s e uso de drogas vêm crescendo nos últimos tempos. Desta forma, os profissionais de saúde e da educação devem oportunizar situações que favoreçam ações reflexivas sobre a atuação da mídia quanto ao apelo à sexualidade, desmitificar questões de gênero e estar atento quanto à auto-estima das crianças e adolescentes. Alguns dos papéis do NASF Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário