Semana do Dia da Criança!
Triagem Neonatal - Exames de Vida
Teste da orelhinha
O teste da orelhinha, também conhecido como Triagem Auditiva Neonatal (TAN), é o método mais eficaz para constatar problemas auditivos em recém-nascidos e prevenir a surdez. A cada mil bebês recém-nascidos, de uma a três irão apresentar deficiência auditiva. O teste da orelhinha, obrigatório nacionalmente, deve ser feito entre o segundo e o terceiro dia de vida do neném.
Teste do Pezinho
O teste do pezinho não deve ser feito antes de 48h de vida e nunca superior a 30 dias, o ideal é que seja realizado entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê, porque ele é capaz de prevenir doenças que podem comprometer o desenvolvimento mental e físico da criança e permite que o tratamento seja feito antes mesmo do aparecimento de sintomas. Com apenas uma picadinha no calcanhar do recém-nascido, para retirar algumas gotinhas de sangue, é possível detectar mais de trinta doenças, entre elas a fenilcetonúria, hipotiroidismo congênito, hemoglobinopatias e fibrose cística.
Teste do Olhinho
O teste do olhinho, ou do reflexo vermelho, deve ser realizado na primeira semana de vida do neném. Ele consiste na emissão de luz nos olhos do recém-nascido através de um aparelho chamado oftalmoscópio. Assim como os testes anteriores, o exame é obrigatório e previne patologias oculares, bem como o agravamento dessas alterações, que pode causar uma cegueira irreversível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário