segunda-feira, 5 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA

                             Resultado de imagem para outubro rosa


      Iniciou-se no município de Serra Branca, neste mês, o Outubro Rosa, ao qual é voltado para estimular a participação da população na promoção e prevenção do câncer de mama. Esta data é celebrada anualmente, e tem como o  objetivo de promover a conscientização não apenas sobre o câncer de mama, como também o do colo do útero e compartilhar informações sobre estas.
      Desta Forma, estão sendo realizadas ações/Atividades Coletivas nas Unidades de Saúde Da Família, ao qual, os profissionais das ESF´s juntamente com o apoio do NASF, estão realizando debates e palestras em relação aos Câncer de Mama e Colo do Útero, assim como também sobre o Câncer de boca, e a marcação de exames.


 Realização das primeiras atividades do Outubro Rosa na Estratégia de Saúde da Família IV - Âncora Serrinha, sendo debatido sobre o Tema do mês, com o Odontólogo e ACD da Unidade juntamente com a equipe NASF, mostrando a importante da realização do Auto Exame da Mama e o Exame Bucal, assim como a realização da Mamografia e do Citológico.


   Fatores de risco do câncer do colo do útero

   Início da atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, tabagismo, higiene precária e uso prolongado de contraceptivos orais. Os vírus do tipo HPV (Papilomavirus Humano) desempenham papel importante na transformação das células cervicais em células cancerosas, particularmente o HPV 16 (50%) e o HPV 18 (20%). A transmissão do papilomavirus humano (HPV) está diretamente associada ao sexo desprotegico e a troca frequente de parceiros.

    Fatores de risco do Câncer de Mama

    Estímulos endócrinos como o excesso de estrogênio em circulação no sangue, de origem orgânica ou provocado por exposição a fatores do meio ambiente – como a exposição a pesticidas, plásticos, poluição – aumentam o risco da doença, bem como a idade e herança genética. História de um parente de primeiro grau com câncer de mama antes dos 50 anos, por exemplo, pode indicar predisposição genética familiar associada à mutações em determinados genes.Mulheres que tiveram a primeira menstruação (menarca) precocemente (antes dos 12 anos) e entraram tardiamente na menopausa (depois dos 50 anos), também correm mais risco, assim como aquelas que engravidaram após os 30 anos, ou não tiveram filhos, e fizeram reposição hormonal na menopausa por mais de cinco anos.
   Outros fatores de risco importantes são o consumo diário de bebida alcoólica, acima de 30 gramais (o equivalente a dois drinks de bebida destilada); o peso excessivo, especialmente após a menopausa e o sedentarismo. A atividade física e o aleitamento são considerados os principais fatores de proteção contra o câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário