quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dia Nacional de Combate ao Tabagismo


No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.  A equipe de saúde de Serra Branca organizou durante todo o mês de agosto ações coletivas sobre o tabagismo. Nesta quinta feira, a equipe de saúde da família V realizou atividade no auditório da secretaria de saúde. Foram discutidos pelos profissionais da ESF e do NASF os malefícios do cigarro, os malefícios do fumante passivo, as técnicas de respirações e apresentado imagens onde representa o malefícios que o mesmo apresenta ao corpo humano, entre eles a coloração do pulmão do uma pessoa que fuma e a que não fuma.



O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488 e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

No Brasil,  o INCA é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Programa visa à prevenção e à cessação do tabagismo na população por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país.

O fumante é o maior prejudicado por seu hábito. Em média, ele vive dez anos a menos que um não-fumante. As substâncias introduzidas no organismo pelo cigarro causam danos imediatos e acumulados, prejudicando a saúde global do indivíduo e elevando os riscos de desenvolvimento de diversas doenças. Quanto mais cedo se dá o início do uso de drogas, maior a chance de o indivíduo tornar-se um usuário regular e apresentar problemas decorrentes desse uso, na infância e adolescência, com o cérebro ainda imaturo, maior é a probabilidade de ocorrerem atrasos no desenvolvimento e prejuízos cognitivos, com suas respectivas repercussões. A lista de males é extensa e assusta. Mas cada item é também um bom motivo para a decisão de largar o cigarro. Quanto mais cedo o tabagismo for abandonado, maior o ganho de saúde.

FUMAR PROVOCA:
·         Vaso constrição e redução do fluxo de sangue nos tecidos.
·         Lesão da camada celular interna dos vasos (endotélio).
·         Redução do colesterol bom (HDL).
·         Redução da liberação de oxigênio para os tecidos.
·         Aumento da acidez do estômago.
·         Irritação e inflamação de olhos, garganta e vias aéreas.
·         Aumento da produção de radicais livres que lesam as células.
·         Aceleração da arteriosclerose.

FUMAR AUMENTA:
·         a pressão arterial;
·         a frequência cardíaca;
·         o risco de doenças das coronárias, como angina do peito e infarto do miocárdio;
·         em três vezes o risco de morte por infarto em homens com menos de 55 anos;
·         em dez vezes o risco de tromboembolia venosa e infarto em mulheres que tomam anticoncepcionais;
·         o risco de má circulação nas pernas;
·         o risco de impotência sexual.

 No município de Serra Branca semanalmente acontece nas unidades de saúde encontros para os tabagistas. Procure a unidade de saúde de sua área e venha fazer parte desses encontros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário