quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ATIVIDADE COLETIVA SOBRE AMAMENTAÇÃO NA ESF V



A organização mundial de Saúde (OMS) tem entre suas ações aquela voltada a saúde da criança devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990 em um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como por defensores das amamentações de vários países, entre eles o Brasil.

Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelo país com assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Saúde pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

Pensando nisso, o município de Serra Branca em conjunto com o NASF e as Unidades básicas de saúde lançaram estratégias relacionadas a alimentação onde estão sendo desenvolvidas nas ESF programações de incentivo ao aleitamento materno que na oportunidade os profissionais de saúde incentivam, orientam, tiram dúvidas e dão apoio a mulheres gestantes e na fase do puerpério sobre a importância de amamentar e a qualificação nesse ato.

Nesta terça feira a ESF V realizou atividade coletiva sobre amamentação. A ação contou com 45 mulheres no período gestacional e puerpério.


Nenhum comentário:

Postar um comentário