De olho na balança, muita gente se preocupa com as calorias que coloca no prato, mas na hora em que está comendo se esquece de um fator importante para manter a boa forma: a mastigação.
Uma das dicas fundamentais para quem quer perder peso é mastigar devagar, o que faz com que a pessoa coma menos, já que o organismo geralmente leva entre 15 e 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado.
"A mastigação lenta proporciona uma comunicação efetiva entre estômago e cérebro, fazendo com que haja maior liberação de hormônios de saciedade e também aumente a percepção de quando se está realmente satisfeito", explica a nutricionista Bruna Chagas Petrungaro, do Centro Estético Naka.
"Com isso, há uma menor ingestão de alimentos durante a refeição e, consequentemente, o controle do peso", completa a especialista.
Segundo Petrungaro, para alimentos muito sólidos – caso da carne bovina- , é importante mastigar os pedaços pelo menos 30 vezes antes de engolí-los.
O mecanismo da saciedade é simples: ao se mastigar devagar, a comida se mantém por mais tempo em contato com a língua, onde as papilas gustativas fazem com que sintamos seu sabor. Portanto, quanto mais o alimento é mastigado, mais rapidamente se fica satisfeito.
"O processo de digestão inicia-se pela boca. Com uma mastigação correta, a produção de saliva é mais eficiente, o que ajuda a formar um bolo alimentar mais macio e fácil de ser deglutido. Se os alimentos não forem triturados adequadamente, aumenta o trabalho do estômago para digerir, o que resulta em desconforto gástrico, azia, fermentação e gases", destaca ainda a nutricionista.
Veja a seguir algumas dicas para comer menos durante as refeições:
- Descanse os talheres no prato a cada mastigação.
- Coloque pouca comida no garfo.
- Escolha um local calmo e tranquilo.
- Evite realizar outras atividades durante a refeição, como ver TV, ler jornal e acessar internet.
- Inicie a refeição com um prato ou porção de salada. Enquanto você mastiga lentamente as verduras e legumes, ganha tempo para que a mensagem de saciedade chegue ao cérebro e reduz a chance de repetir, por gula, o prato quente.
- Limite a ingestão de líquido como acompanhamento da refeição a um copo de 200 ml. Dê preferência à água sem gás ou sucos naturais. Além de atrapalhar a digestão, o excesso de bebida no almoço ou jantar pode aumentar o volume do estômago, fazendo com que o consumo de alimentos também cresça.
Band.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário