A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente pois, aproximadamente 80% das informações que recebemos são obtidas através dos olhos.
Uma triste estatística poderia ser reduzida drasticamente com medidas simples de prevenção. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 70% das pessoas com alguma deficiência no Brasil são cegas ou têm baixa visão. No mundo, elas somam entre 50 milhões de indivíduos e 180 milhões de deficientes visuais no mundo. No Brasil, estima-se que há 1 milhão e 200 mil pessoas cegas e cerca de quatro milhões de deficientes visuais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis com cuidados básicos.
A deficiência visual é altamente incapacitante, pois restringe a qualidade de vida sob o ponto de vista ocupacional, econômico-social e psicológico. É importante lembrar que 60% das cegueiras são evitáveis e 20% recuperáveis. Em 25% dos casos, elas são decorrentes de infecções por toxoplasmose, rubéola, sarampo, sífilis e HIV.
A promoção da Saúde Ocular, principalmente, através da informação e conscientização tornam-se fundamentais para tentar reduzir os números citados.
Visitas regulares ao oftalmologista para medida da acuidade visual e outros exames oftalmológicos possibilitam a detecção precoce de quaisquer outras doenças dos olhos que requeiram tratamento oftalmológico como forma de prevenir complicações que possam levar a perda de qualidade de vida e até à cegueira. Dessa forma, estaremos cuidando da Saúde Ocular de cada um de nós. Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e necessitarem de acompanhamento constante.
Como cuidar da saúde de seus olhos :
- Utilizar óculos escuros de boa qualidade em ambientes com claridade excessiva;
- Procurar o oftalmologista periodicamente;
- Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos ( ex: no uso de martelo);
- Cuidado ao lidar com substâncias ácidas e bases, como soda cáustica;
- Se algumas destas substancias atingirem os olhos, lave-os durante 20 a 30 minutos com soro fisiológico ou água corrente limpa e, depois disso, procure o oftalmologista com urgência;
- Objetos cortantes e de ponta devem ser mantidos afastados de crianças;
- Usar lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
- O exame ocular pode ser feito em crianças de qualquer idade;
- Nunca usar colírios caseiros (leite, açúcar, limão ou chá );
- Coçar os olhos pode causar muitos problemas;
- Só usar colírio com orientação do oftalmologista;
Fonte: saudeocular.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário