segunda-feira, 11 de junho de 2012

11 de Junho - Dia do Educador Sanitário


Má alimentação ou higiene pessoal, ter contato com pessoas portadoras de doenças infecciosas e não tomar vacinas corretamente são atitudes que podem causar diversas doenças. Alertar e orientar a população sobre esses cuidados é a função do educador sanitário, profissional que deve fazer palestras esclarecedoras sobre saúde.

Para ser educador sanitário são necessárias formação e capacitação em dois níveis fundamentais:

Nível humano: ser uma pessoa rica em valores, equilibrada psicologicamente e emocionalmente, aberta e disponível, capaz de ouvir, dialogar e trabalhar em equipe.

Nível profissional: ter conhecimento da realidade da saúde e ter uma capacitação mínima em relação aos aspectos de educação, promoção da saúde e prevenção das doenças, bem como das ciências humanas e sociais.

EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Educação sanitária é um processo ativo e contínuo que promove mudanças no conhecimento, nas atitudes e no comportamento das pessoas frente aos problemas sanitários com o objetivo de melhorar as condições diretas e indiretas da saúde das pessoas, dos animais, das
plantas e do meio ambiente.

No Brasil, foi durante as décadas de 1930 e 1940 que o Estado pôs em prática a ideia de educar a população para a saúde. O governo passou a se preocupar com a implementação de políticas públicas de educação sanitária. O objetivo que norteava as reformas era a construção de uma nação com homens e mulheres trabalhadores e crianças saudáveis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário