Todos sabem que o Crack é um grave problema de saúde pública no país, uma epidemia que preocupa todos os brasileiros. Hoje, de acordo com o Ministério da Saúde, já existem dois milhões de usuários da droga no Brasil.
O Crack tem um efeito devastador. Destrói vidas, desestrutura famílias, contamina toda a sociedade. O vício provoca doenças pulmonares, doenças psiquiátricas - psicose, paranoia, alucinações - e doenças cardíacas. O usuário também apresenta dificuldade de raciocínio, memorização e concentração. O estado de dependência do Crack é tão grave que apenas um terço dos usuários encontra a cura. Outro terço mantém o uso e outro terço morre, sendo que 85% dos casos estão relacionados com a violência.
São muitas as raízes do problema e ele não é fácil de enfrentar. Mas, não é impossível interferir no avanço do uso da droga. Por isso, o Governo Federal lançou uma política nacional para a prevenção e tratamento dos usuários, incluindo o apoio as famílias. E conta com a participação de toda a sociedade (sindicatos, conselhos, movimentos sociais, igrejas, estudantes, empresários), para que tenha sucesso essa grande ação de cidadania.
Vamos nos mobilizar. Pois profissionais de saúde e população em geral, já que esta responsabilidade é nossa!!!!
Fonte: Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário