terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Câncer Bucal


                                        
            
        É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcoólica, é um dos principais fatores de risco.
      Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%*. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.
Sintomas
        Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares com o dentista ou o médico. Seu dentista foi preparado para detectar os primeiros sinais do câncer bucal. Contudo, além das consultas regulares, é preciso que você fale com seu dentista se perceber qualquer dos sinais abaixo:
  • - Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar;
  • - Um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;
  • - Perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;
  • - Manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca;
  • - Dificuldade para mastigar ou para engolir;
  • - Dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;
  • - Inchaço que impede a adaptação correta da dentadura.
  • - Mudança na voz.


  • Prevenção e Diagnóstico Precoce
    Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

    Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.


    Exame Clínico da Boca
    O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano. 


    FONTE: www.inca.gov.br e www.colgate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário