quarta-feira, 10 de julho de 2013

MATRICIAMENTO NASF



O NASF CARIRI em mais um de seus matriciamentos abordou Política Nacional de Atenção Básica pela fisioterapeuta Ana Coely Araújo Vieira Portaria n. 2488, de 21 de outubro de 2011 que caracteriza a Atenção Básica por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
Constitui o primeiro nível de atenção do SUS, possuem ações de caráter individual e coletivo.
E de acordo com as áreas estratégicas de atuação temos a saúde da criança, saúde do idoso, saúde da mulher, controle de HAS e DM, controle de TBC e eliminação de hanseníase, saúde bucal, eliminação de desnutrição infantil.
            Também foi explanada pela nutricionista Alina Rocha a temática do PSE, que é estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas brasileiras. Nessa perspectiva, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial n° 6.286. Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação estão voltadas para às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, estão unido-se para promover o desenvolvimento pleno desse público. Vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros, tendo como objetivo contribuir para a elaboração intersetorial de uma política integral que priorize a prevenção e promoção da saúde e, dessa forma promover a integração entre os serviços de saúde e a escola.



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