O NASF CARIRI em mais um de seus matriciamentos
abordou Política Nacional de Atenção
Básica pela fisioterapeuta Ana Coely Araújo Vieira Portaria n. 2488, de 21 de
outubro de 2011 que caracteriza a Atenção Básica por um conjunto de ações de
saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da
saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução
de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção
integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos
determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
Constitui o primeiro nível de atenção do SUS,
possuem ações de caráter individual e coletivo.
E de acordo com as áreas estratégicas de
atuação temos a saúde da criança, saúde do idoso, saúde da mulher, controle de
HAS e DM, controle de TBC e eliminação de hanseníase, saúde bucal, eliminação
de desnutrição infantil.
Também
foi
explanada pela nutricionista Alina Rocha a temática do PSE, que é estratégia de
integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da
qualificação das políticas brasileiras. Nessa perspectiva, o Programa Saúde na
Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi
instituído em 2007 pelo Decreto
Presidencial n° 6.286. Fruto do esforço do governo federal em construir
políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população
brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação estão voltadas
para às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública
brasileira, estão unido-se para promover o desenvolvimento pleno desse público.
Vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento
integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e
projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das
vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes
e jovens brasileiros, tendo como objetivo contribuir para a elaboração
intersetorial de uma política integral que priorize a prevenção e promoção da
saúde e, dessa forma promover a integração entre os serviços de saúde e a
escola.
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