terça-feira, 18 de junho de 2013

PREVENÇÃO DE LESÕES - DOR PATELOFEMORAL




     Com o objetivo de determinar os fatores de risco para o desenvolvimento da dor anterior de joelho (dor patelofemoral) numa população de atletas, os pesquisadores avaliaram 282 estudantes de 17 a 21 anos, envolvidos com aulas de educação física (praticavam diversas modalidades esportivas). Essa avaliação consistiu de avaliação do alinhamento postural de membros inferiores, testes de frouxidão ligamentar, testes de performance motora (salto vertical e outros), características morfológicas, elasticidade e força muscular e outras. Após a avaliação, os estudantes foram acompanhados por um período de 2 anos, sendo que todos realizavam um programa de atividades físicas igual, que consistia de diversas modalidades esportivas.

     Durante o acompanhamento, 24 estudantes desenvolveram dor patelofemoral. Quando comparados com aqueles que não desenvolveram a lesão, foram encontradas as seguintes características no grupo que se machucou:

• Menor elasticidade de quadríceps
• Alteração do tempo da ativação reflexa dos músculos vasto medial e lateral (ambos respondiam mais rápido que no grupo sem lesão)
• Diminuição da performance do salto vertical
• Aumento da mobilidade medial da patela

     Com isso, algumas sugestões de como prevenir essas alterações:

• Manter a elasticidade do quadríceps através de um programa de alongamento adequado; outra possibilidade é um trabalho de liberação miofascial do tecido
• Um trabalho de fortalecimento muscular visando aumentar a estabilidade patelar e melhorar a ativação muscular dos músculos vasto medial e lateral
• Um trabalho de fortalecimento funcional que inclua saltos

     Essas são possibilidades que parecem muito racionais perante o que foi encontrado no artigo. Cabe a cada profissional decidir, com base em seu conhecimento e experiência, o que fazer para prevenir a dor patelofemoral.

Fonte: WITVROUW et al

Nenhum comentário:

Postar um comentário