quinta-feira, 6 de junho de 2013

Agrotóxicos X Alimentos

agrotoxicos
Uma organização dedicada ao estudo dos contaminantes presentes no mundo de hoje, a EWG ( Environmental Working Group) publicou um guia contendo diversos hortifruti e os separou em “sujos” e “limpos” de acordo com o nível de pesticidas presente neles. Para maiores informações veja o link http://www.ewg.org/foodnews/summary.php
Brasil, o maior consumidor de agrotóxicos do mundo?
Segundo Fabrício Morais, engenheiro agrônomo, há graves erros de amostragem, de estatística e de sistemática em diversos estudos e análises efetuados em relação ao teor de agrotóxicos presentes no produto final da lavoura. Ele cita que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos assim como a China é o maior consumidor mundial de soja. Porém, quando se analisa o consumo per capita, tudo muda. A China cai para último lugar em relação ao consumo de soja e o Brasil fica em sexto lugar no ranking de agrotóxico aplicado por alimento produzido. Fica atrás do Japão, França, toda a União Européia, Argentina e EUA. Por ser um país tropical, a incidência de pragas e doenças é maior que em todos esses países e ainda assim apresentamos mais eficiência do que todos eles.
Isso pode nos deixar um pouco mais felizes e menos preocupados (talvez), mas a verdade é que o Brasil e o mundo estão consumindo toneladas de produtos químicos. O alimento orgânico ainda é muito caro, e fica difícil manter uma alimentação exclusivamente a base deles.
Coma frutas e legumes
Os benefícios que uma dieta rica em frutas, hortaliças e legumes traz à saúde compensam os riscos da exposição aos agrotóxicos. Orgânicos são melhores, mas nem sempre é possível abastecer a geladeira com eles, então reduzir a exposição aos pesticidas escolhendo os hortifruti menos contaminados pode ser uma boa ideia.
Segundo matéria publicada na Revista Saúde a lista nacional segue abaixo e pode haver variações de contaminação em diferentes amostras:
Pouco contaminados – feijão, caqui, pitanga, abacate, acerola, jabuticaba, coco, mexerica, nêspera – devido ao ciclo curto de cultivo recebem menos pulverizações com agrotóxicos.
Na média – beterraba, cenoura, alho, banana, manga, abacaxi, melancia, laranja, mamão, maracujá.
Muito contaminados – tomate, pimentão, berinjela, pepino, abobrinha, morango, goiaba, uva, maçã, pêssego, mamão papaia, figo, pêra, melão, nectarina – por serem mais vulneráveis ao ataque de pragas recebem uma carga maior de agrotóxicos.
OS QUINZE MAIS SUJOS
mais-sujos

OS QUINZE MAIS LIMPOS
mais-limpos

Nenhum comentário:

Postar um comentário