segunda-feira, 6 de maio de 2013

Frutas recomendadas para Diabéticos


Frutas permitidas na diabetes

Algumas frutas são mais indicadas para portadores de diabetes como:
  • Maçã -  a maça tem uma fibra chamada pectina. A pectina é eficiente no controle da glicemia, redução do mau colesterol e prolonga a sensação de saciedade.
  • Limão - Rico em vitamina C  previne problemas cardiovasculares por sua alta concentração de ácido nicotínico que protege as artérias e diminui a  viscosidade do sangue prevenindo o aparecimento de trombose.
  •  Amora - rica em composto que aceleram a liberação de insulina fazendo assim com que haja uma melhora na síntese de glicose, além de atuar como bactericida, anti-inflamatório e normalizar a pressão arterial. A amora é muito doce por isso a ingestão deve ser pequena e sempre acompanhada de uma torrada ou após uma refeição por exemplo.

Frutas que diabéticos não devem comer

Os diabéticos não devem comer frutas doces como a melância, a banana, a uva ou as cerejas por exemplo. Assim como qualquer fruta que pretender comer deve ser consumida sob recomendação do nutricionista ou endocrinologista que acompanha o paciente. 
Todas as frutas possuem frutose, que é o açúcar presente na fruta, e por isso nenhuma fruta deve ser consumida em grandes quantidades ou sem restrição.

Frutos secos

Os frutos secos são mais calóricos que os frutos frescos, por isso o mais indicado é que diabéticos consumam frutas secas conforme a recomendação nutricional de cada caso, pois a gordura presente nos frutos secos apesar de ter boa qualidade pode engordar o que também não e desejado para os diabéticos. 

Verduras

As verduras são ricas em vitaminas, fibras e minerais e os diabéticos devem comer. Uma dieta saudável para os diabéticos deve ser composta uma grande variedade de verduras e legumes. 
O controle do peso, da glicemia, a visita regular no médico que acompanha o diabético assim como a toma correta dos medicamentos receitados pelo médico são essenciais para uma boa qualidade de vida do diabético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário