terça-feira, 14 de maio de 2013

CUIDADOS COM A COLUNA E A VISÃO NA HORA DOS ESTUDOS





     Para obter um bom rendimento nas tarefas escolares, os estudantes devem estar com o corpo e a mente em harmonia. Por isso, os médicos alertam para a importância de verificar o ambiente de estudo e a saúde dos alunos. “Manter uma posição correta e alinhada, o peso da mochila adequado e evitar a fadiga ocular podem ajudar no aprendizado”, explica Dr. Eduardo Puppi Moro, neurocirurgião da Clínica Canto e do Hospital Nossa Senhora das Graças.

     Para o Dr. Puppi Moro, é necessário que o mobiliário seja apropriado e na altura certa, tanto nas salas de aula quanto em casa. “O estudante deve manter a postura da coluna ereta e apoiada no encosto da cadeira, sem precisar flexionar excessivamente o pescoço”, ensina.

     Uma mania comum entre os estudantes é estudar sentado na cama ou no chão, o que pode prejudicar a coluna. “Sentar na cama com bom apoio e posição da coluna reta, e manter o material de leitura em uma boa altura pode ser menos prejudicial. Já ficar sentado no chão sem um suporte é desaconselhável”, salienta o neurocirurgião. “É importante lembrar que a má postura somente é sentida a longo prazo e pode levar a degeneração espinhal”, adverte.

Cuide da visão

     Manter uma posição confortável para o estudo é fundamental não só para evitar problemas de coluna, mas também para evitar a fadiga ocular. “Os olhos devem estar levemente inclinados para baixo, portanto o livro deve estar um pouco abaixo da cabeça”, comenta o oftalmologista e diretor da Clinica Canto Marco Canto.

     A iluminação deve ser bem distribuída, tanto de dia quanto à noite e sem sombras. “O importante é que a iluminação seja uniforme, sem sombras ou áreas de reflexo. À noite, a iluminação artificial é indispensável. O ideal é evitar lâmpadas quentes ou muito brilhantes, ou a incidência da luz diretamente sobre os olhos. Durante o dia, se for necessário, deve-se utilizar uma luz artificial para manter o ideal”, ressalta.

     Se o aluno usa óculos, ele não deve abrir mão deles na hora do estudo, pois sua ausência pode acabar causando desconforto e dores de cabeça. “Para o paciente que usa lentes de contato, a indicação é estudar usando óculos, e não as lentes, pois, durante o estudo, há uma diminuição na frequência do piscar, acarretando o ressecamento ocular”, aconselha o Dr. Canto.

     Muitas pessoas têm problemas de visão e não sabem. Portanto, os estudantes devem ficar atentos a alguns sintomas que podem indicar a necessidade de uma visita ao oftalmologista. “Fadiga ocular, visão embaçada, dificuldade na mudança de foco perto/longe, sensação de peso nos olhos, dores de cabeça, sensação de olhos secos, vermelhidão, ardência e lacrimejamento são alguns dos sinais de que alguma coisa pode estar errada”, alerta o médico. 


Fonte: SIS Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário