domingo, 12 de maio de 2013

A celulite e o teste do beliscão

celulite

A celulite, como é chamada popularmente, faz parte do universo feminino de quase 95% das mulheres. Ela apresenta outras nomenclaturas como hidrolipodistrofia ginóide, lipodistrofia edemato, fibroesclerótica, dermatopaniculopatia edemato-fibroesclerótica e lipodistrofia ginóide.
Atualmente, é observado que a celulite tem se apresentado cada vez mais precocemente. Jovens adolescentes já estão apresentando celulite de grau IV (presença de nódulos visíveis e dolorosos).
A celulite tem ligação com herança genética e com a má alimentação, como dietas hipercalóricas, hiperlipídicas, insuficiente em proteínas, fibras, líquidos, sais minerais e oligoelementos. Um fator que está intimamente relacionado à celulite é o sedentarismo, pois diminui o gasto calórico e a massa muscular, provocando o aumento de gordura corporal. Esse fator altera o fluxo sanguíneo dificultando a oxigenação e as trocas metabólicas no organismo.
O teste do beliscão é um método simples de localizar a celulite. Aperte com o seu dedo indicador e o polegar a região do corpo que pode apresentar celulite. Verifique se aparecem covinhas. Este teste pode ser feito em qualquer parte do corpo.
A escala Nurnberger-Muller:
A escala Nurnberger-Muller define a celulite como um processo de quatro estágios, começando com a pele normal e terminando no estado mais avançado.
Estágio 0 da celulite:
Não existem covinhas quando se está de pé ou deitado e, quando se belisca a pele, as covinhas não aparecem.
Estágio 1 da celulite:
Não há covinhas quando se está de pé ou deitado, mas quando se belisca a pele, as covinhas aparecem.
Estágio 2 da celulite:
As covinhas estão presentes, naturalmente, quando se está de pé, mas não quando se está deitado.
Estágio 3 da celulite:
As covinhas estão presentes, naturalmente, quando se está de pé ou deitado.
Estágio 4 da celulite:
A celulite fica com uma consistência dura e deixa a pele “lustrosa”, tomada de depressões, de aspecto acolchoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário