terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia 27 de setembro – Dia Nacional do Idoso


A população brasileira está envelhecendo e de acordo com os dados de 2008 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui 21 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ou 11,08% do total de moradores.

Essa não é apenas uma data para ser lembrada com comemorações pontuais, mas para que possamos refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. Os avanços na ciência e tecnologia proporcionam a melhora na qualidade de vida e a elevação da expectativa de vida; idosos estão vivendo mais em todo o mundo. Mesmo assim, há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento, muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas idosas.

Cuidado com o Idoso – Como agir em situações especiais

· Em caso de engasgo: tentar primeiro retirar com o dedo o pedaço de alimento, caso não consiga, coloque a pessoa em pé, abrace-a pelas costas e aperte com seus braços a boca do estômago da pessoa;

· Em caso de queda e suspeita de fratura: procure não movimentar a pessoa cuidada e chame o serviço de urgência, o mais rápido possível;

· Medicamentos: mantenha-os sempre na caixa original para facilitar o controle de validade e a ingestão. Evite planejar medicamentos no horário que a pessoa dorme, pois isso prejudica a qualidade do sono;

· Auxiliando o intestino a funcionar: deite a pessoa de barriga pra cima, segure as pernas, estique-as e dobre-as sobre a barriga; essa pressão ajuda a eliminar os gazes.

· Roupas: dê preferência a roupas fechadas com velcro, elástico ou abertas na frente; o sapato deve ter solado de borracha, para evitar quedas.

O melhor da vida começa quando colocamos nossos sonhos e realizações como objetivos que motivam uma nova postura de vida, com qualidade física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário