Realizado no dia 16 de Dezembro de 2015, atividade coletiva na ESF IV - Duas Serras com o apoio do NASF, ao qual foi discutido sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e a AIDS. Foram apresentados as causas, sintomas e o que elas podem causar, além da exposição de figuras dos principais sintomas.
Após a explanação do assunto foi aberto ao público para discussão e para tirar dúvidas.
Doenças ou infecções sexualmente transmissíveis, conhecidas comumente por DST, são doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. Antigamente eram denominadas de doenças venéreas. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir a sua disseminação.
Pesquisas afirmam que a contaminação de pessoas monogâmicas e não-fiéis portadoras de DST tem aumentado, em resultado da contaminação ocasional do companheiro(a), que pode contrair a doença em relações extra-conjugais. Todavia, as campanhas pelo uso do preservativo nem sempre conseguem reduzir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
Vários tipos de agentes infecciosos (vírus, fungos, bactérias e parasitas) estão envolvidos na contaminação por DST, gerando diferentes manifestações, como feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Entre muitos outros e variados sintomas ou sintomatologias. Tais como sensações gripais, náuseas, cefaleias, hipo ou hipertireoidismo, etc.
FONTE: www.aids.gov.br/www.gineco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário