Síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal comum nas mulheres em idade reprodutiva. Também conhecida como síndrome de Stein-Leventhal, a doença é definida por um aumento de tamanho dos ovários, que criam várias bolsas cheias de líquido (cistos).
É comum a mulher apresentar elevados níveis de hormônios masculinos, ao ponto de, em certos casos, apresentar características masculinas, como excesso de pelos. Em adolescentes, a menstruação pouco frequente ou ausente pode ser sinal da doença.
A causa exata da síndrome dos ovários policísticos é desconhecida. O diagnóstico e o tratamento precoces podem reduzir o risco de complicações de longo prazo, tais como diabetes do tipo 2 e as doenças cardíacas.
Sintomas de Síndrome do ovário policístico
Os primeiros sintomas da síndrome dos ovários policísticos geralmente acontecem logo após a primeira menstruação. Em alguns casos, a doença se desenvolve mais tarde, durante os anos reprodutivos, provavelmente em resposta a algum gatilho hormonal, como o ganho de peso.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, assim como a gravidade. Para ser diagnosticado com a doença, é preciso ter pelo menos dois dos seguintes sinais:
- Menstruação anormal, por exemplo, com intervalos menstruais de 35 dias, menos de oito ciclos menstruais por ano, amenorreia por quatro meses ou mais e períodos de menstruação intensa e prolongada
- Níveis elevados de hormônios masculinos (andrógenos), que podem resultar em características físicas como excesso de pelos faciais e no corpo, acne adulta ou adolescente severa, calvície de padrão masculino
- Pequenos cistos nos ovários identificados em ultrassonografia.
Buscando ajuda médica
Vá ao médico se você tem irregularidades menstruais - como períodos frequentes, períodos prolongados ou ausência de períodos menstruais - especialmente se você tem excesso de pelos no rosto e corpo ou acne.
O diagnóstico precoce e o tratamento da síndrome do ovário policístico pode ajudar a reduzir o risco de complicações. As especialidades médicas que podem diagnosticar a síndrome dos ovários policísticos são:
- Ginecologia
- Obstetrícia
- Clínico geral
- Endocrinologia
Diagnóstico de Síndrome do ovário policístico
Não existem testes específicos para diagnosticar a síndrome dos ovários policísticos. O diagnóstico é feito por exclusão – ou seja, os médicos consideram todos os sinais que você está sofrendo e excluem outras possibilidades até chegar a uma conclusão.
Durante o processo, o médico poderá examinar alguns pontos:
- Histórico médico, com informações sobre características da menstruação e sintomas recentes
- Exame físico, incluindo informações como peso atual, altura e pressão arterial
- Exame pélvico
- Exames de sangue
- Ultrassonografia pélvica.
Tratamento de Síndrome do ovário policístico
O tratamento para síndrome dos ovários policísticos geralmente se concentra na gestão dos sintomas e complicações, tais como infertilidade, acne ou obesidade.
FONTE:http://www.minhavida.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário