Em 13 de outubro é comemorado o dia do fisioterapeuta, um dos profissionais que mais tem se destacado no mercado.
A escolha da data foi em decorrência da aprovação do Decreto Lei nº 908/69, publicado na mesma data, regulamentando a profissão. Além desse, em 1975 foi aprovada a Lei nº 6316, em caráter federal, outorgando direitos e deveres a esses profissionais e suas responsabilidades.
A fisioterapia atua como forma de reabilitação do corpo humano e prevenção de doenças ósseas e musculares, através de técnicas próprias como massagens, radiações, exercícios, dentre outras.
No desenvolvimento do trabalho, o profissional fisioterapeuta organiza um quadro de atividades para seu paciente, de acordo com suas necessidades, visando recuperar a estrutura mecânica que tinha antes da lesão.
Nos processos de reabilitação, esses profissionais atuam com crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências físicas, visando o desenvolvimento dos músculos ou mesmo evitando problemas de atrofias. É comum que esse tipo de problema apareça, pois pessoas com limitações motoras não se movimentam corretamente, necessitando de orientações e exercícios que garantam o melhor funcionamento do corpo.
Além dessas, o profissional pode atuar com tratamentos neurofuncionais, com pessoas que sofreram AVC (acidente vascular cerebral); traumato-ortopédico (traumatismos de ossos e músculos); respiratória (dinâmica respiratória); RPG (reeducação postural global) e várias outras.
No municipio de Serra Branca podemos contar com dois setores distintos de fisioterapia.
- Clinica Especializada de Fisioterapia: Na qual funciona de segunda a sexta, nos horários de 08:00 às 16:00 com tratamentos para pacientes neurológicos e ortopédicos.
- Fisioterapeuta no NASF : Fisioterapeuta do NASF rompe com o modelo biomédico, direcionando suas ações para prevenção e reabilitação das doenças, traçando aspectos importantes para saúde coletiva, visando à melhoria da qualidade de vida da população atendida. Tendo como proposta ações de apoio, como: interconsulta, visita domiciliar, atendimento individual, participação em reunião de equipe, educação permanente, atendimentos coletivos através de grupos.
O
fisioterapeuta do NASF rompe com o modelo biomédico, direcionando suas
ações para prevenção e reabilitação das doenças, traçando aspectos
importantes para a saúde coletiva, visando à melhoria da qualidade de
vida da população atendida.
Tendo como proposta ações de apoio, como: Interconsulta, visita
domiciliar, atendimento individual, participação em reuniões de equipe,
educação permanente e atendimentos coletivos através de grupos. - See
more at: http://atencaobasica.org.br/relato/4736#sthash.TtwRhLHm.dpuf






Nenhum comentário:
Postar um comentário