Para muitos, o óleo de coco se tornou “o queridinho” do momento, principalmente entre aqueles que desejam se livrar dos quilinhos extras. Nós conversamos com alguns especialistas sobre os benefícios e riscos desse produto.
Existem pesquisas que afirmam a eficácia do óleo de coco para o emagrecimento e para a hidratação do corpo e dos cabelos, contudo a nutricionista Michele Pinto explica. “Utilizando ele sozinho não conseguimos observar resultados satisfatórios para a perda de peso. O emagrecimento real só funciona a partir de uma dieta bem realizada, elaborada por um profissional nutricionista, aliada a prática de exercícios físicos.
Segundo ela esses produtos precisam estar associados a uma boa alimentação. “Não é tão simples como muitas pessoas pensam, além disso, cada indivíduo responde de uma forma diferente a utilização dessas substâncias”.
Doenças
De acordo com a nutricionista a utilização de forma errada do óleo de coco pode causar prejuízos à saúde. “Ingerir o óleo de forma incorreta pode gerar patologias, principalmente porque é um medicamento. Estudos condenam o uso do óleo de coco, porque dependendo de como ele é metabolizado no organismo pode causar danos para a saúde”.
Pesquisas
Para a farmacêutica Maria das Graças da Silva as pessoas devem ter cuidado, pois não existe um número de pesquisas suficiente para comprovar a eficiência do óleo de coco. “As pessoas devem dar mais um tempo para serem realizadas mais pesquisas, para realmente comprovar se é viável o uso dessa substância”.
Maria das Graças faz um alerta. “Muita gente pensa que por ser uma substância natural ela não traz malefícios para o corpo, mas os elementos que constituem o óleo do coco podem gerar patologias como o infarto, devido ao bloqueio da corrente circulatória do paciente”.
FONTE: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário