quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Pesquisas relacionam consumo de laticínios e soja com qualidade de esperma


consumo exagerado de gorduras pode piorar a qualidade do esperma Pesquisas relacionam consumo de laticínios e soja com qualidade de esperma
Conduzida pela Escola Pública de Saúde de Harvard, nos Estados Unidos, um estudo trouxe uma má notícia aos homens que gostam de queijos e laticínios como iogurtes e o próprio leite. Mais de três porções per dia podem diminuir a chance de se tornarem pais. Os dados são do Daily Mail em matéria publicada no portal Terra. Os voluntários foram submetidos a um questionário sobre os hábitos alimentares e 189 homens participaram da pesquisa. Os cientistas analisaram o esperma de jovens entre 19 e 25 anos, nenhum acima do peso e que praticavam pelo menos uma hora e meia de atividades físicas por semana.
O resultado foi que os que consumiam mais de três porções de laticínios por dia tinham qualidade 25% inferior do esperma. Cada uma dessas porções é equivalente a 28,35g de queijo, uma colher de chá de creme de leite, uma concha de sorvete ou um copo de leite integral.
A líder do estudo, Myryam Afeiche, apontou algumas possíveis causas para o efeito do leite no esperma, como a presença de pesticidas, poluentes clorados ou metais pesados. Além disso, a presença do hormônio feminino estrogênio tem relação direta com a fertilidade masculina. Outro estudo, do hospital Royal Victoria, em Belfast, na Irlanda do Norte, aponta que o consumo da soja pode trazer infertilidade aos homens, pela quantidade de estrogênio apresentada no grão.
“O que muitos homens não percebem é que a soja não é consumida só por vegetarianos, é um produto que existe na maioria dos alimentos consumidos no dia-a-dia”, declarou a cientista Lorraine Anderson para a BBC. “Comidas como pizza, aquelas em que é necessário adicionar água quente para que fiquem prontas e comidas semiprontas contêm soja.”
A pesquisadora salientou a importância do cuidado na dieta de garotos em fase de puberdade, em que a ingestão alta do hormônio feminino pode trazer vários problemas, além da qualidade ruim do esperma. “Não apenas os espermatozoides são afetados, mas também seus órgãos reprodutivos. Isso pode levar a problemas nos testículos e até ao desenvolvimento de um câncer”, completa.
FONTE: CORPO SAUN

Nenhum comentário:

Postar um comentário