Apesar de haver inúmeros recursos estéticos capazes de amenizar as dermatoses, eles sozinhos não promovem resultados permanentes.
A nutricionista Madalena Vallinoti, diretora do Sinesp (Sindicato dos Nutricionistas), compartilha a opinião de Dr. Costa e alerta: “Comer mais que o necessário e exagerar no consumo de gorduras e carboidratos simples (açúcares e doces) aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo o surgimento da celulite. Da mesma forma, o efeito sanfona é, em grande parte, o responsável pela ocorrência de estrias. “Tomar pouca água e abusar do sal são hábitos que também dificultam a troca de líquidos no organismo, favorecendo a retenção de resíduos tóxicos e provocando os dois problemas.”
Por isso, evite alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados. “Eles contêm aditivos, conservantes, corantes e substâncias artificiais que, além de dificultarem a digestão e conterem alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam a quantidade de toxinas na corrente sanguínea. Os alimentos crus, integrais ou cozidos a vapor são mais bem digeridos e assimilados, além de possuírem maior teor de nutrientes e menos compostos tóxicos”, afirma Madalena Vallinoti.
Mitos e verdades
Há muitas histórias que tentam justificar o surgimento das estrias e celulite, mas nem todas são verdadeiras. Uma das mais conhecidas associa o surgimento da celulite ao consumo de bebidas gaseificadas. No entanto, esse conceito não tem fundamento científico. O que causa o problema não são as bolhas do gás, e sim os açúcares que fazem parte de muitas bebidas gaseificadas, como os refrigerantes.
As roupas justas, que também são alvo de discussão, não causam celulite, mas contribuem para a piora do quadro, já que comprimem os vasos e interferem na circulação já comprometida.
A celulite não é exclusividade de pessoas que estão acima do peso. As mais esbeltas também podem apresentar o problema, pois a herança genética é um fator de risco muito importante. Sem contar que o baixo peso não é sinônimo de boa alimentação: é possível ser magra e seguir uma dieta inadequada.
Por último, tomar sol e manter a pele bronzeada não ajudam a esconder as estrias, como muita gente pensa. No caso das albas, o bronzeamento ainda acaba salientando as marcas.
FONTE: drauziovarela.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário