quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bebê com febre não é sinal de dente nascendo

                
                Até os próprios pediatras repetem freqüentemente esta afirmação, dizendo que um bebê com febre nem sempre é causa para preocupação. O mito popular prega: “Culpe os dentinhos que estão nascendo, não se preocupe e volte para a cama.”

                Mas especialistas afirmam o contrário. Um novo dente emergente pode mesmo aumentar levemente a temperatura corporal de um bebê com menos de um ano, mas estudos mostram que elas não costumam causar febre alta. Os sintomas podem ser sinais de problemas sérios como infecções virais.
                 No ano 2000 uma equipe da Clínica Cleveland (EUA) publicou um estudo sobre pediatria que acompanhou 125 crianças desde os quatro meses até completarem um ano de idade. Neste período houve 475 erupções de dentes e o estudo encontrou muitos sintomas no período de aproximadamente oito dias em que o dente estava emergindo como: mordidas mais freqüentes, baba, esfregar a gengiva, erupções no rosto e diminuição de apetite. Mas nenhuma das crianças teve febre alta com 40º C ou mais.
                  Um estudo subseqüente acompanhou crianças entre seis e 30 meses com a mesma conclusão. Não houve ligação entre os dentes que estavam nascendo e temperatura corporal ou febre alta. “Antes dos pais atribuírem os sintomas ou sinais de doenças potencialmente sérias da criança com os dentes”, disse o primeiro estudo, “outras possibilidades devem ser eliminadas”.

CONCLUSÃO
Estudos mostram que febres altas geralmente não são sintomas de nascimento de dentes, mas podem ser sinais de problemas mais sérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário