O joelho é uma articulação entre o osso da coxa (Fêmur) e um dos ossos da perna (Tíbia) e entre o osso da coxa (Fêmur) e a patela, que é um osso pequeno. Possui ligamentos (ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior) que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (lateral e medial) que estabilizam o joelho e amortecem os impactos sobre as cartilagens. Os ligamentos estabilizam a articulação para movimentos anteriores e posteriores e os meniscos para movimentos de um lado para outro.
A dor no joelho pode ser causada por lesões nas estruturas do joelho como as bursites, subluxação, condromalácia, tendinite patelar ou joelho saltador, osteocondrite dissecante, patela bipartida, plica sinovial, lesão do corno anterior do menisco, menisco discóide, distrofia simpático reflexa e lesões do ligamento cruzado anterior, mas pode ser causada também por problemas sistêmicos, ou seja, do organismo como um todo, como no caso das infecções, tumores, doenças ósseas e reumatológicas.
O que é Condromalácia da Patela?
A musculatura que extende o joelho (músculos que formam o quadríceps: retofemural, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial), que é o movimento que faz o chute, fica alterada e leva a uma incompatibilidade articular(ela não fica encaixada). Os sintomas mais comuns são dor na face anterior do joelho(na frente) e “travamento”, mas ao subir e descer escadas ou ficar muito tempo sentado a dor é na face posterior(atrás)do joelho. É frequente ter atrofia (fica mais fina) da coxa (quadríceps) e raramente há inchaço. O tratamento é conservador. Os exercícios de fortalecimento para a coxa são fundamentais para melhora dos sintomas. Os meios físicos com calor e estímulos elétricos são analgésicos.
Qual é a importância do Menisco do Joelho?
O menisco é uma articulação do joelho que auxilia na estabilidade do mesmo. A ausência do menisco leva a uma alteração no funcionamento do joelho e consequente artrose antes do tempo. Os sintomas da lesão meniscal são bloqueio ou travamento dos joelhos quando dobra ou extende as pernas associado com dor na linha lateral do joelho. O tratamento inicial deve sempre ser reabilitador, com meios analgésico e reabilitação muscular.Quando não há melhora com o tratamento de reabilitação adequado, deve ser indicada a cirurgia.
E o famoso Ligamento Cruzado Anterior?
O ligamento cruzado anterior é um ligamento (tipo de cartilagem) que estabiliza o joelho, ele impede que a perna deslize para frente do joelho. O paciente tem muita dor quando anda e o joelho fica instável. O tratamento da sua lesão é cirúrgico, mas a reabilitação depois da fisioterapia é fundamental para a melhor performance do joelho. A ruptura do ligamento cruzado posterior é menos frequente e a principal queixa é a dor e não a instabilidade do joelho. O melhor tratamento será decidido após a avaliação clínica do paciente.Pode ser cirúrgico ou somente de reabilitação. A lesão do ligamento colateral medial tem tratamento conservador, quando associadas a outras lesões, a conduta depende da experiência do cirurgião.
Fonte: G1
|

Nenhum comentário:
Postar um comentário