quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Brasil bate meta de doações de órgãos colocada para ser alcançada em 2013

      No primeiro quadrimestre do ano de 2012, o Brasil já bateu a meta de doações de órgãos colocada para ser alcançada apenas em 2013. O país registrou 13,6 doadores de órgãos por milhão de população, com aumento de 29% no número de concessores (726) comparado ao mesmo período de 2011, que totalizou 564. O objetivo do Ministério da Saúde é chegar a 15 doadores por milhão de população em 2015.


     O número de transplantes também aumentou: no primeiro quadrimestre de 2012 foram realizados 7.993, crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842.
     Vale ressaltar que o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, realizando 95% das cirurgias de transplante no SUS — que oferece assistência integral ao paciente transplantado, incluindo exames periódicos e medicamentos pós-transplante.
     Os órgãos que mais impulsionaram o desempenho dos transplantes no Brasil nesse primeiro quadrimestre foram coração, pulmão, rim e fígado, com índices de crescimento elevados. Veja:
     Também houve crescimento no número de transplantes de medula óssea (32%) e córnea (40%).
Doação de órgãos no Facebook
     Estimulado pelo aumento de doadores, o Ministério da Saúde fez uma parceria com a rede social Facebook para ampliar ainda mais o número de transplantes feitos no Brasil.
    Por meio de uma ferramenta já disponível no perfil do usuário da rede social, será possível manifestar o desejo de ser doador de órgãos. Ainda assim, a doação só poderá acontecer após autorização da família.
     Quem tiver interesse em utilizar a ferramenta deve entrar em seu perfil no Facebook, clicar em Atualizar Status, escolher a opção Evento Cotidiano e, em seguida, na opção Saúde e Bem-Estar, ativar a opção “Doador/a de órgãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário