sábado, 15 de setembro de 2012

FISIOTERAPIA ORTÓPTICA: ESTIMULA CORREÇÃO DE PROBLEMAS NA VISÃO


Poucos sabem, mas existem problemas óticos que podem ser corrigidos por meio da fisioterapia ocular, a chamada ‘ortóptica’, que quer dizer visão correta.

    A ortóptica é a parte da oftalmologia que diagnostica e trata distúrbios da visão binocular, proporcionando melhor interação uma pessoa com problemas visuais e o ambiente que o cerca.

      Esta fisioterapia ocular, auxiliar no tratamento dos defeitos da visão sensorial e motora com a utilização de exercícios musculares, equipamentos eletrônicos e ferramentas de estimulação motora e sensorial, como lentes prismáticas e filtros, para corrigir distúrbios da visão binocular e resgatar a capacidade visual de pacientes.

     Quem realiza esse tipo de tratamento é o profissional ortoptista, que deve ser graduado e especializado em Ortóptica. Esse tratamento possibilita que alguns distúrbios sejam corrigidos sem que seja necessário recorrer à cirurgia. O tratamento ortóptico consiste basicamente em dar tônus à musculatura proporcionando uma melhor interação entre o indivíduo e o mundo que o cerca.

     Entre os transtornos oculares mais comuns tratados com a fisioterapia ocular estão o estrabismo, alterações sensoriais, redução da visão de profundidade (estereopsia), fotofobia, baixa visual (ambliopia), lesões oculares causadas por doenças como toxoplasmose e diabetes.

      A ortóptica também atua na readaptação de moradia, locomoção e vida profissional dos portadores de deficiência visual, bem como na adaptação de lentes de contato, distúrbios de leitura, baixa de visão por miopia, astigmatismo, hipermetropia acentuados e sintomas e distúrbios da movimentação ocular.
Fonte: Saudee.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário