quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mitos e Verdades sobre a Dor de Cabeça


 
Hoje, abordaremos aqui alguns questionamentos comuns sobre esse tema, a saber:
1. Quem tem enxaqueca deve evitar chocolate?
Verdade Parcial. Para alguns enxaquecosos, o chocolate pode ser um desencadeante, o vinho tinto, idem. Mas é uma minoria. Já o jejum prolongado aumenta a possibilidade de desencadear uma crise.
2. A falta do uso de óculos pode dar dor de cabeça?
Falso. Muitos pacientes com dor de cabeça acreditam que estas resultam de comprometimentos oculares, ou erros de refração. Na realidade, os olhos raramente são causa das formas mais comuns de cefaleia. Simplificando, miopia, hipermetropia, presbiopia etc., não são causas de dor de cabeça. Apenas o astigmatismo (irregularidade da córnea que faz com que o raio de luz sofra um desvio antes de atingir a retina, parte do olho que recebe os estímulos visuais) pode provocar dor de cabeça, nos momentos em que se fazem esforços visuais.
3. Problemas no fígado ou estômago causam enxaqueca?
Falso. Não existe qualquer relação entre problemas do fígado e enxaqueca. Em geral, as pessoas que dizem ter problemas de fígado e que se sentem mal, têm dor de cabeça e vomitam após ingerir certos alimentos, costumam ser enxaquecosos cuja dor é desencadeada por esses produtos da dieta. Da mesma forma, operar a vesícula não proporciona melhora da enxaqueca. Além disso, durante a crise de dor, o estômago se dilata e fica paralisado como parte do próprio processo químico da dor. Aqui ocorre a sensação desagradável de indigestão e enjoo, o que faz as pessoas pensarem que a causa é digestiva ou alimentar.
 4. Dores de cabeça crônicas, antigas e intensas podem ser sinal de tumor cerebral ou aneurisma?
Falso. Tumores e aneurismas, apesar de geralmente causarem dor de cabeça, são doenças de evolução recente e muito rápida. Por isso, não podem causar cefaleias de evolução crônica e prolongada ao longo de meses ou anos. Cefaleias de evolução recente e muito intensas devem ser investigadas quanto à possibilidade de causas graves como tumores cerebrais.
5. Enxaqueca não tem cura mas pode ser controlada e desaparecer algum dia?
Verdade. A enxaqueca, por ser uma doença bioquímica do cérebro transmitida geneticamente, não pode ser curada no sentido literal da palavra. Porém, tratamentos corretos e eficientes podem reduzir a incidência, intensidade e duração de suas crises em mais de 90%. Com o passar do tempo e por mecanismos ainda controversos, as crises de dor podem desaparecer sozinhas.
 6. Batata gelada colocada na cabeça ajuda a combater a dor de cabeça.
Falso. Muitas pessoas dizem obter alívio para suas crises colocando rodelas de batata na testa. Isso pode, de fato, proporcionar alguma melhora da dor, como qualquer material gelado. Não há qualquer propriedade especial na batata. Colocando-se uma bolsa de gelo, em geral, se obtém resultado melhor.
 7. A Sinusite causa dor de cabeça?
Verdade Parcial. A dor de cabeça ocorre nos pacientes com Sinusite somente se esta for aguda. As Sinusites Crônicas não provocam cefaleia, ao contrário do que se difunde na crença popular.
 8. Quando a mulher entra na menopausa a dor de cabeça melhora?
Verdade. Algumas mulheres apresentam diminuição ou mesmo cessação completa das crises de enxaqueca com a menopausa. Isso, no entanto, infelizmente não é verdade para a maioria das mulheres. Apenas cerca de 30% apresentam melhora significativa com a menopausa, principalmente aquelas que apresentam enxaqueca com predomínio no período menstrual.
 9. Problemas na articulação temporomandibular pode causar enxaqueca?
Falso. A ATM (Articulação Temporomandibular) pode ser causa de dores, em especial na região da própria articulação e, raramente, irradiando-se para outras áreas da cabeça. No entanto, não é causa de enxaqueca.
 10. Enxaqueca não tem tratamento?
Falso. De todos esses é o mito mais prejudicial. A enxaqueca tem tratamento e inúmeras pessoas se beneficiam dele, obtendo redução da frequência e da intensidade das dores, bem como apresentando resposta melhor aos medicamentos para as crises. O índice de satisfação com o tratamento é alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário