Fonte: Ministério da Saúde
O que é
Epilepsia?
É uma alteração temporária e reversível do
funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou
distúrbios metabólicos e se expressa por crises epilépticas repetidas.
Causas
A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente
de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo),
neurocisticercose ("ovos de solitária" no cérebro), abuso de bebidas
alcoólicas, de drogas etc. Às vezes, algo que ocorreu antes ou durante o parto.
Muitas vezes não é possível conhecer as causas que deram origem à epilepsia.
Sintomas
de Epilepsia
As crises epilépticas podem se manifestar de
diferentes maneiras:
A crise convulsiva é a forma mais conhecida pelas
pessoas e é identificada como "ataque epiléptico". Nesse tipo de
crise a pessoa pode cair ao chão, apresentar contrações musculares em todo o
corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes,
até urinar.
A crise do tipo "ausência" é conhecida
como "desligamentos". A pessoa fica com o olhar fixo, perde contato
com o meio por alguns segundos. Por ser de curtíssima duração, muitas vezes não
é percebida pelos familiares e/ou professores.
Há um tipo de crise que se manifesta como se a
pessoas estivesse "alerta", mas não tem controle de seus atos,
fazendo movimentos automaticamente. Durante esses movimentos automáticos
involuntários, a pessoa pode ficar mastigando, falando de modo incompreensível
ou andando sem direção definida. Em geral, a pessoa não se recorda do que
aconteceu quando a crise termina. Esta é chamada de crise parcial complexa.
Existem outros tipos de crises que podem provocar
quedas ao solo sem nenhum movimento ou contrações ou, então, ter percepções
visuais ou auditivas estranhas ou, ainda, alterações transitórias da memória.

Nenhum comentário:
Postar um comentário