sábado, 19 de maio de 2012

Recurso para atenção básica pode aumentar em até 100%



Foto: Kate Mitchell / Corbis Images

Hábitos como assistir à televisão na cama, não fazer exercícios físicos, tomar muito café e comer muito chocolate durante o dia podem contribuir para o aparecimento da insônia. A pessoa que tem insônia demora a pegar no sono e muitas vezes passa a noite em claro. Em outros casos, tem o sono leve que não traz a sensação de descanso como o recomendado. A insônia pode também ser causada por problemas emocionais e doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e problemas na tireóide.

A neurologista do Hospital Federal de Bonsucesso, do Ministério da Saúde, Luciana Pamplona, explica como a doença interfere no dia a dia da pessoa. “A gravidade maior é que a pessoa perde muito a capacidade de concentração dela durante o dia porque ela trabalha, porque ela está sonolenta, ela estuda mal, o adolescente, a criança que está na escola. Não aproveita tudo que tem que aproveitar. Passa a ter irritabilidade, ficar de mau humor”.

A neurologista dá algumas dicas de como a pessoa pode combater a insônia. “O horário para dormir e para acordar pela manhã é importante. Tem que manter certa regularidade. O ambiente onde nós dormimos deve ser sempre arejado com uma temperatura agradável, escuro e silencioso na medida do possível, claro. A cama deve ser usada apenas para dormir e para relações sexuais e não usar a cama como escritório. Levar laptop, levar livros, levar uma serie de coisas. As alimentações perto da hora de dormir devem ser sempre leves, uma fruta, um iogurte, um lanche rápido. Os exercícios devem ser evitados até duas horas antes da hora de dormir. Computador e televisão com videogame devem ser evitados até uma hora antes de dormir”.

Luciana Pamplona comenta ainda que a vida agitada e o uso dos computadores por muito tempo pode provocar ou agravar a insônia.

Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário