quarta-feira, 25 de abril de 2012

Serra Branca: Economia


       Sua economia baseia-se na agricultura de subsistência, comércio e principalmente no funcionalismo público. As principais culturas são milho e feijão. Na pecuária predomina a criação de caprinos e ovinos. Podemos observar também o crescimento da Piscicultura artesanal (com uma associação de pescadores) e da Apicultura em pequena produção. 

       Existe também uma indústria de beneficiamento da castanha de caju na comunidade das Duas Serras. Agricultores de Serra Branca, encontraram na castanha de caju uma fonte de renda extra que tem dado certo e está em processo de expansão com o objetivo de partir para comercialização em grandes redes de supermercado. O projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (Peasa) e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, que estão desenvolvendo um trabalho de extensão e beneficiamento com vistas a ampliar o leque de negócios e tornar o produto nível exportação.

       O processamento de castanha de caju é feito por um grupo de 21 famílias (mais de 100 pessoas) da Associação Comunitária Duas Serras II, que estão produzindo castanha de caju cozida e torrada para comercialização. Todo o trabalho é feito na Unidade Beneficiadora de Castanha de Caju, que funciona na Associação Comunitária. A produção é de aproximadamente 130 kg de castanha mensal. 

    Cada associado trabalha dois dias por semana e ganha em torno de R$ 80/mês, só com o que é vendido nos pequenos estabelecimentos das cidades próximas. Com o trabalho da nova identidade visual da castanha de caju de Duas Serras desenvolvido pelo Peasa a expectativa é de aumentar a renda dos associados em mais de 100%. O projeto de economia solidária conta com a parceria também da Coopagel, Prefeitura Municipal de Serra Branca e do Projeto Dom Helder.


Fonte: Portal iParaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário