Paralisia Cerebral não é uma doença em particular. O termo significa uma condição física que afeta os movimentos como resultado de um dano ao cérebro. Cada pessoa que tem Paralisia Cerebral é afetada de um modo diferente.
O que é?
Há diferentes tipos de Paralisia Cerebral. Enquanto algumas pessoas são severamente afetadas, outras tem um distúrbio menor, dependendo de quais partes do cérebro foram danificadas.
Os tipos principais de Paralisia Cerebral são:
- Paralisia Cerebral Espástica - alguns músculos ficam encurtados, rígidos e enfraquecidos, tornando o controle de movimentos difícil
- Paralisia Cerebral Atetóide (caso de Clara) - o controle dos músculos é interrompido por movimentos espontâneos e indesejados. O controle da postura também é prejudicado
- Paralisia Cerebral Atáxica - Os problemas incluem difculdades de equilíbrio, movimentos instáveis dos pés e das mãos e dificuldades na fala
- Paralisia Cerebral Mista - uma combinação de duas ou mais das opcões acima
Quais são os sintomas?
Os sintomas de PC podem levar meses para se tornarem aparentes e dependem do tipo.
Pode haver tônus muscular anormal (rigidez ou moleza) dos membros e posturas estranhas. É exatamente isso que ocorre com Clara.
Na Paralisia Cerebral Espástica (70 por cento dos casos), os membros se tornam rígidos e podem se retrair. Na Paralisia Cerebral Atetóide (10 por cento dos casos), a criança desenvolve movimentos retorcidos irregulares e involuntários.
Pode haver falta de coordenação dos músculos da boca, causando problemas de alimentação como alimentação lenta, engasgos e vômitos, atraso no desenvolvimento de etapas motoras, tais como engatinhar e andar, fraqueza ou paralisia dos membros, marcha anormal e lentidão no desenvolvimento da fala e de habilidades sociais.
Cerca de uma em cada três crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral também apresentam Epilepsia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário