quinta-feira, 17 de março de 2016

Aedes Aegypti e suas doenças

                         Resultado de imagem para aedes aegypti e suas doenças


    Aedes  aegypti  é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengue, uma espécie de mosquito da família Culicida e proveniente de África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.
        O mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais (que confeririam características ácidas à água), que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio.
     As fêmeas, para realizar a hematofagia (sugar sangue), podem percorrer até 2 500 m. É considerado vetor de doenças graves, como denguefebre amarelafebre zika e chikungunya. O controle das suas populações é considerado assunto da saúde pública.

  • Febre Amarela: Dissemina-se pelo sangue. Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômen e na lombar). A febre amarela caracteriza-se pela ocorrência de febre moderadamente elevada, náuseas, queda no ritmo cardíacoprostração e vômito com sangue. A diarreia também surge por vezes. A maioria dos casos  manifestam-se com uma infecção subclínica, mas pode se tornar grave e até fatal. Ocorre frequentemente também hepatite com a degeneração aguda do figado, provocando aumento da bilirrubina sanguínea e surgimento de icterícia, cor amarelada da pele. A cor amarelada que produz em casos avançados deu-lhe obviamente o nome.
  • Dengue:  é uma doença infecciosa causada por um arbovírus que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Os sintomas incluem febredor de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica que é semelhante à causada pelo sarampo. Em uma pequena proporção de casos, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica com risco de morte, resultando em sangramento, baixos níveis de plaquetas sanguíneas, extravasamento de plasma no sangue ou até diminuição da pressão arterial .
  • febre zika :
  •  

  • chikungunya:  febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.


A prevenção a essas doenças se dá através do combate aos mosquitos.

Algumas medidas de combate ao mosquito são:
  • Utilizar água tratada com cloro (40 gotas de água sanitária a 2,5% para cada litro) para regar plantas.
  • Desobstruir as calhas do telhado, para não haver acúmulo de água.
  • Não deixar pneus ou recipientes que possam acumular água expostos à chuva.
  • Manter sempre tapadas as caixas de água, cisternas, barris e filtros.
  • Colocar os resíduos domiciliares em sacos plásticos fechados ou latões com tampa.
  • Não deixar o bico das garrafas para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário