sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Importância do NASF

                                             


         Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) são formados por equipes multiprofissionais que devem atuar no contexto da Atenção Primária a Saúde e visam contribuir com o aumento da resolutividade da Estratégia Saúde da Família (ESF), porém não devem se constituir porta de entrada do sistema, mas devem atuar de forma integrada à rede de serviços.
           O trabalho dos NASF tem como diretrizes gerais: o suporte às equipes de Saúde da Família por meio do desenvolvimento do apoio matricial, a priorização de situações de maior vulnerabilidade e risco social, o respeito ao contexto familiar e comunitário, o fortalecimento da rede de apoio, o cuidado integral (prevenção, promoção, tratamento e reabilitação psicossocial) e a educação permanente.
Isto envolve não somente os aspectos relacionados ao cuidado com os usuários, mas torna-se indispensável para o desenvolvimento das equipes de Saúde da Família, na perspectiva da efetivação da integralidade do cuidado. Destaca-se neste contexto a importância da integração entre NASF, equipes da ESF com a organização de espaços coletivos de trocas, discussões de casos, construções de projetos terapêuticos, tendo como foco a singularidade de cada situação. Devendo haver um trabalho compartilhado de suporte entre as equipes da ESF e do NASF, através do apoio matricial, numa lógica de corresponsabilização e construção de vínculos entre profissionais e usuários. 

FONTE: INCUCANDO BLOGSPOT

Nenhum comentário:

Postar um comentário