domingo, 28 de abril de 2013

NATAÇÃO PARA BEBÊS, PARA SAÚDE




A criança principalmente em seus primeiros anos de vida, passa por um processo intenso de desenvolvimento e isso ira interferir muito no seu futuro. A natação é mais indicada, pois o bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação, são capazes de executar diversos movimentos e uma série de reflexos, comuns na primeira fase de vida.
Tudo isso aumentará ainda mais se eles tiverem estímulos, ou seja, atividades que possam desenvolver vários sentidos, como: tato, audição, olfato e visão.
Segundo médicos e especialistas, são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, tranquiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias, ou seja, é tudo de bom e mais um pouco, concordam?

Idade recomendada:

Não a idade recomendada para o início, isso é um assunto muito controverso e que gera dúvidas e mitos.
Há pediatras que recomendam desde os 3 meses, outros desde os 6 meses e outros acham melhor esperar, pelo menos, até os dois anos de idade.
A Julia no caso, teve o aval do pediatra (isso é o passo número 1), porém sabemos que ela não tem maturidade pra entender a dinâmica da atividade, mas o fato de desde cedo ter o convívio com pessoas e crianças diferentes é muito importante. A atividade é mais levada como uma brincadeira, prazerosa e de grande estímulo para o seu desenvolvimento.

A natação para bebê, assim como para qualquer pessoa em todas as fases da vida, é uma importante forma de estimular os músculos do corpo, já que a água permite movimentos de todos os tipos. O bebê não encontra obstáculos e também não sente o peso sobre o corpo aprendendo a nadar com muita facilidade. Quanto mais cedo a criança se envolver com o esporte, mais benefícios obterá, mas para isso no inicio é preciso um bom profissional para ensinar os primeiros movimentos até que a criança se adapte e aprenda por si só, juntamente com a assistência dos pais para que a criança se sinta mais segura.
         Quando os pais participam deste aprendizado, mergulhando o corpo do bebê na água o bebê tem o seu emocional melhorado, facilitando o trabalho dos pais, e não causando traumas ao pequeno. A pratica da natação protege o bebê da bronquite, de possíveis alergias e também da rinite alérgica, mas deve-se tomar cuidado com a água da piscina que deve ser em bom estado e levemente aquecida. 

FONTE: BEM.MELHOR


Nenhum comentário:

Postar um comentário