segunda-feira, 29 de abril de 2013

DOR NAS COSTAS: QUANDO SE PREOCUPAR?

A dor nas costas não é uma doença por si só, mas sim um sintoma. Seu aparecimento indica que algo está errado em algum lugar, embora nem sempre seja claro exatamente o quê.




Sintomas de dor nas costas são extremamente comuns, aparecendo em mais de 70 a 80% da população em algum momento da vida. Essa incidência aumenta bastante após os 50 anos de idade, geralmente relacionada à obesidade, tabagismo, falta de atividade física (sedentarismo), trabalhos pesados, entre outros fatores.

Na maioria dos casos, a causa exata do problema não é importante. A dor nas costas é um sintoma que desaparece na grande maioria dos casos e o objetivo do tratamento é aliviar a dor e garantir que você se recupere o mais rapidamente possível. Ocasionalmente, pode haver uma causa subjacente mais grave, que requer investigações detalhadas para que se decida pelo tratamento mais adequado.

A Sociedade Norte Americana de Coluna Vertebral indica 07 (sete) sinais de alerta para que o paciente procure um médico ortopedista. Se você responder que sim a qualquer uma destas questões abaixo, você deve procurar um médico ortopedista.

• Você teve dor significativa nas costas com duração maior que 03 semanas? Muitas vezes a dor desaparece com tratamentos simples, entretanto, se a dor persistir, você deve procurar um especialista em coluna.
• A dor na perna piora se você tentar erguer o joelho, bater o tórax ou girar a cintura? Se isso acontece, há uma boa chance de você ter uma hérnia de disco.
• Você teve dor forte nas costas após algum traumatismo recente? Uma queda pode lesionar sua coluna. As chances de lesão aumentam se você sofrer de osteoporose.
• A dor está se irradiando (“caminhando”) para a perna? Se, além disso, a dor é persistente e severa, é sinal de que algo está comprimindo uma raiz nervosa que emerge na coluna e distribui-se na perna.

• Você tem fraqueza ou dormência nas pernas quando caminha? Isso pode ser causado por um estreitamento do canal onde passam os nervos, mais comum em pessoas acima dos 60 anos. Isso chama-se estenose espinhal.
• Você está com problemas para evacuar ou urinar que já duram algum tempo? Esse tipo de problema pode ter várias causas, mas algumas doenças da coluna podem provocar esses sintomas.
• A dor nas costas piora quando você se deita ou lhe faz acordar durante a noite? Isso pode ser sinal de uma infecção ou outro problema, principalmente se, além disso, você tiver febre.

Para que suas costas mantenham-se sadias você pode fazer algumas coisas, como:
# Exercite-se pelo menos três vezes por semana;
# Deixe de fumar;
# Mantenha-se em um peso adequado;
Fonte: Coluna RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário