No último sábado, o Secretário Municipal de Saúde Dr. Marcelo Almeida, esteve na Serra Branca FM 103.3, compartilhado com os ouvintes os avanços que a rede de saúde do município vem alcançando nos últimos três anos. Segundo Dr. Marcelo, os números são acessíveis a toda a comunidade nos sites oficiais do Ministério da Saúde.
Em sua fala o Secretário apresentou o número de atendimentos realizados no Hospital Geral de Serra Branca, os exames e consultas do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental - CISCO, os atendimentos das clinicas de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, entre estes, também contava tantos outros dados que não puderam ser relatados devido ao tempo disposto para entrevista (em breve o NASF CARIRI estará divulgando todo o levantamento em seu blog).
Quanto às reformas e ampliações das unidades, atualmente já está sendo realizada uma reforma no Hospital Geral e em breve iniciará a das Unidades de Saúde dos Pereiros (ESF II) e de Santa Luzia (ESF III), bem como a construção da nova Unidade do Batalhão (ESF V).
Nas dificuldades em relação ao profissional médico, o Secretário destacou que essa carência não se restringe apenas ao Município de Serra Branca ou o Estado da Paraíba, mas é uma questão nacional, principalmente devido ao teto salarial estar em crescente ascensão, os municípios de pequeno porte não têm como acompanhar os proventos ofertados pelas grandes cidades, como exemplo, podemos citar que no município de Campina Grande está para entrar em vigor o valor de R$ 2.000 (dois mil reais) por plantão de 24h, enquanto que em municípios pequenos os valores não passam de 1.200 (mil e duzentos reais). “Como podemos competir com estes valores e com o fato do profissional trabalhar próximo de sua residência, sem correr risco com uma viagem.” Afirma Dr. Marcelo.
Outro destaque, é a tentativa de efetivação dos Agentes comunitários de Saúde, que no presente momento tem uma perspectiva muito boa. Já que a gestão esta tomando todas as providências para que este grupo de trabalhadores tenha seus direitos garantidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário