HPV ataca mais mulheres jovens
08/11/2011 – O Globo
Médicos britânicos estão alarmados com pesquisas que revelam um aumento, nas duas últimas décadas, de 40% dos casos de infecção pelo vírus HPV (Human Papiloma Virus, na sigla em inglês), responsável pelo câncer cervical, em mulheres na faixa dos 20 anos. Este aumento foi também acompanhado por uma redução de cerca de 30% dos casos de câncer cervical em mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 40 anos. Os dados contrariam uma antiga tradição médica de diagnosticar casos deste tipo de câncer em mulheres mais velhas.
Os médicos agora especulam que o motivo para o maior número de infecção pelo vírus é a troca frequente de parceiros sexuais: as mulheres iniciam sua vida sexual mais cedo e têm cada vez mais parceiros. A maioria dos casos de câncer do colo do útero está ligada ao Human Papilloma Virus (HPV), numa infecção sexualmente transmissível. Em mulheres mais velhas, a troca frequente de parceiros é mais rara e a redução expressiva do número de casos é atribuída ao rastreio do colo do útero em exames médicos cada vez mais precisos, que detectam alterações no colo do útero antes que se desenvolvam em câncer.
Em mulheres na faixa dos 20, porém, esta mesma triagem é menos eficaz porque o colo do útero está mudando naturalmente e os sinais de câncer são mais difíceis de detectar.
Segundo o jornal britânico "The Independent", os médicos também debatem a idade que devem recomendar para iniciar a triagem do útero: entre 20 e 25 anos, para esquadrinhar alterações na anatomia do útero e anormalidades que possam ser significativas e sirvam de alerta sobre a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário