No Dia Mundial do Doador de Sangue, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que mais pessoas em todo o mundo se voluntariem como doadores para salvar vidas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde o ideal seria que 5% população mundial fosse doadores, porém a realidade é outra. No Brasil somente 2% da população doam sangue. Por isto os bancos de sangue dos hospitais estão sempre com falta ou com baixo estoque.
A principal causa é a falta de informações das pessoas, que desconhecem a importância de doar sangue, bem como, o receio fundamentado em alguns mitos ou dúvidas, que estamos dispostos a esclarecer.
O tema deste ano é “Mais Sangue, Mais Vida” e reforça a necessidade classificada pela OMS como “urgente” de que mais pessoas realizem doações de sangue de forma regular, não apenas esporadicamente.
A conscientização é fundamental para fazer com que mais pessoas se tornem doadores de sangue. Muitas pessoas não vão doar porque têm medo, por acreditarem que pode ocorrer transmissão de doenças ou que o sangue vai fazer falta no organismo. Falta divulgação para que este preconceito acabe.
Percebendo esta necessidade o NASF CARIRI passou a semana postando matérias, cujo objetivo foi informar a comunidade sobre a importância deste ato e sensibilizá-los a realizá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário