Aumenta acesso a pré-natal
01/11/2011 - Secom
A proporção de gestantes com nenhuma consulta caiu de 4,7% para 1,8%, entre 2000 e 2009, de acordo com o estudo Saúde Brasil 2010. Houve crescimento da proporção de mães que declararam ter realizado sete ou mais consultas durante a gestação, em todas as regiões do País.
O melhor indicador está na região Sul, que passou de 65,3% para 80,5%, nos municípios com mais de 500 mil habitantes. Já a menor frequência está na região Norte, que subiu de 38,2% para 42,3%. “Este aumento é um dos principais indicadores de acesso e qualidade da atenção à saúde da mulher e da criança”, afirma o diretor de Análise de Situação da Saúde do Ministério da Saúde e coordenador da publicação, Otaliba Libânio.
Rede Cegonha
A Rede Cegonha, estratégia lançada pelo Ministério da Saúde em março deste ano, tem o objetivo de ampliar o acesso das gestantes aos serviços de saúde como também melhorar a qualidade da atenção às crianças até o segundo ano de vida do bebê. A Rede também prevê uma assistência mais humanizada no Sistema Único de Saúde e o direito ao parto natural sem o excessivo intervencionismo ou indicação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário