segunda-feira, 27 de outubro de 2014

INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN (DOENÇA CELÍACA)




 
 
o que é?

Também chamada de enteropatia sensível ao glúten, é uma alteração de origem genética. Reação adversa à gliadina, componente proteico do glúten. O contato deste com o tubo digestivo causa inflamação do intestino delgado,limitando a absorção de nutrientes.

 Sintomas

Em crianças de 6  meses a 3 aos de idade, os sintomas mais comuns são diarreia , déficit de crescimento, vômitos em golfadas, inchaço abdominal e fezes com consistência, cor, odor e em quantidades anormais. A aparência da criança fala por si: ventre aumentado e desnutrido.
Em adultos observa-se aumento do apetite, perda de peso, debilidade, fadiga e, no sangue, pode ocorrer alguma anormalidade.As fezes são volumosas, de cor marrom clara e malcheirosa, ocorrendo ou não diarréia.
O diagnóstico preciso exige biópsia do intestino,devido a confusão nos sintomas que são semelhantes aos de outros problemas de saúde.

O glúten é encontrado em alimentos preparados com trigo, aveia, cevada e centeio, devendo então serem excluídos da alimentação de um celíaco.


Como substituto pode-se ingerir preparados com arroz, milho, batata, tapioca e legumes.



CURIOSIDADE


Nos países desenvolvidos não se inclui o glúten na dieta de bebês  até os 9 meses de idade, para que seja bem tolerado  por ele e porque, em pessoas predispostas, sua introdução  precoce favorece a doença celíaca.


LEIA BEM OS RÓTULOS E UTILIZE PRODUTOS QUE CONTENHAM A FRASE: "NÃO POSSUI GLÚTEN"                      


Hérika Patrícia Andrade de Sousa
  Nutricionista CRN 6085

Nenhum comentário:

Postar um comentário