segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Professor americano diz que jovens recebem exemplos pouco saudáveis de sexo



19/12/2011 – Folha de SP 

Na sala de aula, ele mantém uma caixinha onde os alunos podem colocar perguntas sobre sexualidade. Para ilustrar as lições, apresenta fotos de órgãos sexuais. O professor acha que os jovens, por causa da mídia, não sabem reconhecer um corpo normal e saudável.

O professor Al Vernacchio, 47, está ganhando notoriedade nos EUA por causa da maneira como discute sexualidade na Friend's Central School, uma escola privada em Wynnewook, perto da Filadélfia, onde ensina estudantes do ensino médio, mas também em cada vez mais frequentes artigos e entrevistas na imprensa, como na revista do "New York Times".

Folha - Quais os métodos que o senhor procura seguir ao falar sobre sexualidade?

Al Vernacchio - A única coisa que faz minha abordagem ser diferente é que começo [meu trabalho] com a suposição de que a sexualidade é uma força para o bem no mundo. Ver a sexualidade como um dom precioso nos permite enxergar pessoas como pessoas e não como coisas para serem usadas.

Quando o senhor diz que a sexualidade é uma força para o bem, mesmo para os adolescentes, o que quer dizer?

Isso não significa que os adolescentes devam ser sexualmente ativos, mas que não precisam ter medo de seus corpos e de seus desejos. Eles têm que ser estimulados a entender seus sentimentos e a fazer escolhas conscientes em relação a eles.

O sr. critica a maneira como a sociedade encara o sexo.

Não acho que a sociedade encoraje comportamentos saudáveis. Temo que muitos jovens olhem para fora para ver como deviam ser. Eles têm de se conhecer e se gostar para então olhar criticamente para as mensagens que a mídia espalha. Não é normal que um programa de televisão ou uma revista me diga como devo ser ou determine para mim o que é bonito. Olhar o mundo sem capacidade crítica não é saudável.

O sr. defende que é preciso discutir com adolescentes sobre relacionamentos saudáveis. Como os pais e professores podem fazer isso?

A adolescência é um período para aprender habilidades importantes: como dirigir um carro, lidar com o dinheiro de forma responsável. Estabelecer e manter um relacionamento saudável é outra habilidade que deve ser ensinada. Professores e pais devem abordar o assunto de modo honesto. Há muitas coisas que podem desencadear o diálogo, como uma música ouvida no carro ou um programa de TV.

O que é uma relação saudável para um adolescente?

As qualidades de um relacionamento saudável para os adolescentes são, em grande parte, as mesmas que para o adulto: honestidade, comunicação aberta, intimidade, compromisso e livre expressão de sentimentos. O fator singular para os jovens é que, para eles, tudo isso é novo.
  
Qual é o impacto sobre os alunos de uma abordagem conservadora na sala de aula sobre a sexualidade?

Quando os jovens têm informações limitadas e recebem silêncio como resposta às suas perguntas, eles vão procurar informação em outro lugar, muitas vezes com fontes menos confiáveis. Tratar nossos sentimentos como vergonhosos ou pecaminosos só vai conduzir os jovens a relações pouco saudáveis.

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